Reserva Ambiental

A Reserva Ambiental do Sítio do Beto conta com fauna e flora diversificadas. Na encosta do morro do Itacolomi e em seus arroios encontram-se várias espécies de animais e plantas. É um local que transmite paz, perfeito para admirar a natureza e recarregar suas energias.

Características:

A Reserva Ambiental está localizada na encosta do morro do Itacolomi, que foi declarado patrimônio cultural gaúcho em 2004, e é um dos marcos da cidade de Gravataí, constando inclusive no brasão da cidade. Trata-se de uma formação rochosa mais conhecida do município e abriga uma fauna variada com diversificada flora, em muitos trechos, ainda nativa.

No ano de 1953 os escaladores Edegar Kittelman e Heitor Cony marcaram este local na história do montanhismo gaúcho, pois foi registrada a primeira escalada feita no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na via sul, que leva até o cume.

Pelos arroios que descem da serra em direção ao rio, podem ser identificados corredores ecológicos onde são encontradas espécies como lontras, bugios, guará-chaim (pequeno lobo), mão pelada, marrecas, pé vermelho, arapuãs, saracuras, capivaras, pombas do mato, sabiás e muitas outras espécies.